Mutare

Calorimetria Indireta

A calorimetria indireta é um exame que visa avaliar a taxa metabólica basal, em outras palavras, a quantidade de calorias (gasto energético) que o organismo do paciente queima diariamente em estado de repouso. 

A taxa metabólica basal representa a energia que o organismo precisa para manter suas funções básicas como respiração, batimentos cardíacos e manter a temperatura.

A quem é indicado?

O exame de calorimetria indireta geralmente é indicado para os seguintes casos:

  • Determinar a necessidade calórica diária do paciente.
  • Regular a alimentação com o consumo calórico para a perda ou manutenção do peso. 
  • Auxiliar o planejamento nutricional do paciente.
Como é feito?

O paciente deita-se na maca e fica em repouso por 10 minutos antes de iniciar o exame para que seu padrão respiratório se normalize. Ele é orientado a respirar normalmente por uma máscara por 10 a 20 minutos. Durante a realização da calorimetria indireta, não deverá dormir ou falar.

Preparo:

Não ingerir alimentos ou bebidas contendo cafeína (como café, refrigerante, chocolate ou energético), nem bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem o exame. 

O paciente também deve evitar qualquer atividade física nas 12 horas que antecedem o exame. 

É contraindicado para pacientes com problemas respiratórios que durante o procedimento possam apresentar hipóxia, bradicardia ou outro efeito que cause a queda da frequência respiratória.

Alguns pacientes podem precisar de preparo específico para a realização do exame de calorimetria indireta, dependendo de suas condições de saúde e das medicações que utilizam. Por isso, sempre busque orientação de seu médico!