Mutare

Teste Respiratório de Hidrogênio Expirado

O teste respiratório de hidrogênio expirado é um exame com intuito de detectar possíveis intolerâncias alimentares, bem como o surgimento de superpopulação de bactérias no intestino delgado. 

É utilizado como alternativa a exames de sangue quando há repetidas extrações, o que pode dificultar o diagnóstico, sobretudo em crianças.

A quem é indicado?

O teste respiratório de hidrogênio expirado é um método de avaliação para diagnosticar quadros relacionados a pouca absorção alimentar. Veja algumas indicações:

  • Diagnosticar a causa de sintomas como dores abdominais, eructação (excesso de gases no estômago), constipação e diarreia.
  • Investigar e diagnosticar casos de intolerâncias alimentares (lactose, frutose, frutanos, xilose, entre outros açúcares/ carboidratos). 
  • Investigar e diagnosticar estados de má absorção. 
  • Estudar o tempo de trânsito orocecal.
Como é feito?

O paciente passa por uma higiene oral com enxaguante bucal e assopra no aparelho. Em seguida, ingere o líquido contendo o alimento que será estudado (frutose ou lactose para intolerâncias, e lactulose para avaliar o estudo bacteriano, por exemplo). 

Passados 15 minutos da ingestão, o paciente assopra novamente no aparelho. Novas coletas são feitas a cada 30 minutos.

Preparo para o exame:

Algumas bebidas não devem ser consumidas nas 24 horas que antecedem o exame, como refrigerantes, bebidas alcoólicas e café. 

É necessário jejum de 8 horas para adultos e 4 horas para crianças menores de 5 anos. 

Alguns pacientes podem apresentar sintomas em até 24 horas após a realização do exame, como náuseas, diarreia, distensão abdominal ou vômitos, o que requer acompanhamento e orientação.

Consulte nossos profissionais para saber o preparo ideal para o seu caso. Sempre busque orientação médica antes de realizar o teste respiratório de hidrogênio expirado.